PPGEOG Promove acolhida aos calouros do curso
Por meio de uma aula inaugural ministrada pela professora Ana Fani Alessandri Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), deu-se o início nesta quarta (22), às 18h, no auditório Rio Solimões do IFCHS, a “Semana de Acolhimento” aos novos discentes de graduação e pós-graduação do curso de Geografia.
Com o tema “Perspectivas para uma Geografia brasileira: qual o papel de Geografia que não se produz no centro?”, a professora discorreu sobre o assunto questionado sobre o papel que desempenha a Geografia em um mundo globalizado, a partir de um processo de produção econômica que abarca tanto a periferia ao centro. Disse que o caminho pra explicar a Geografia quando se trata de se afirmar o tipo de geografia, se ela é urbana, periférica ou do centro se encontra no processo dialético e metodológico, entendido a partir de várias escalas que vai do plano mundial ao local. Para Ana Fani, a Geografia tem uma totalidade, no sentido de possuir uma centralidade, não dividido em categorias específicas porque a porta de entrada da Geografia é o espaço que leva a descrição das diferenciações. “Precisa-se pensar o espaço como produção social, cabendo a Geografia discutir essa produção social, portanto, histórica porque historicamente o homem transforma a natureza”, afirmou.
A programação do evento segue nos dias 23 e 24, das 8h às 18h, no auditório Rio Alalau, localizado na Faced com apresentações de trabalhos de dissertações de mestrados.