top of page

PPGGEOG promove palestra sobre o pensamento de Milton Santos


A palestra proferida pelo professor Saint-Clair Trindade Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorreu terça-feira (11), às 18, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais ( IFCHS). O evento patrocinado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia ( PPGGEOG), teve como tema “ O pensamento de Milton Santos e a Amazônia”, geógrafo que se destacou por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo, sendo considerado por muitos como maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo.

Em sua fala, o professor Sant-Clair esclareceu que a ideia é trabalhar o pensamento de Milton Santos e a Amazônia, com a preocupação de destacar a importância do pensamento crítico para a leitura da região amazônica e de suas questões. “ Inicialmente nós fizemos uma pesquisa preocupada em entender a produção da USP sobre a Amazônia que foi que resultou no nosso relatório de pós-doutorado , na cidade de São Paulo e, em seguida, nós continuamos as pesquisas, mas focando o autor que inicialmente é Milton Santos. Mas se pretende estender para outros autores que também tem contribuído para as reflexões da Amazônia”, explica o professor, enfatizando a necessidade de “ situar a importância de Milton Santos na interpretação do espaço amazônico no momento contemporâneo e, ao mesmo tempo, identificar e analisar desdobramentos da contribuição desse autor para compreender a região”, não só naquilo que ele deixou como legado diretamente, mas também de outros autores que têm elaborado seus trabalhos a partir do seu pensamento.

Ao contextualiza-lo, Sant-Clair disse que se pode identificar Milton Santos como um “geógrafo do lado de cá”, quer dizer um geógrafo do Sul, ainda que se apoie numa perspectiva das ciências modernas, mas pelo conjunto de sua obra, ele é um intelectual transdiciplinar. Tinha formação em Direito, mas dedicou grande parte de sua vida se dedicando a interpretar, principalmente, a ciência geográfica. “ O seu conhecimento vai pra além da Geografia. Acho que ele tem uma contribuição muito importante para às Ciências Humanas e Sociais de um modo geral. Então,não só os geógrafos que são obrigados a ler Milton Santos, mas todos aqueles que se interessam por um pensamento crítico, têm na sua leitura uma boa fonte de referência e reflexão”, afirma o palestrante, que diz poder pensar Milton Santos também ao longo de sua trajetória como um grande filósofo contemporâneo, até porque como o afirmava, a Geografia é uma filosofia da técnica.

O expositor destacou ainda uma vasta obra deixada pelo geógrafo, com dezenas de livros e uma infinidade de textos e artigos publicados. “ A trajetória é rica em conhecimento que vão desencadear toda uma proposição teórica e conceitual, que é importante para nós entendermos a Geografia e para entendermos o espaço no mundo contemporâneo”, afirmou , argumentando ainda da importância das suas contribuições, e o que poderemos pensar desse legado que foi construído.

Sobre o palestrante

É graduado em Geografia - Licenciatura (1986) e Bacharelado (1989) - em Direito (1988) pela Universidade Federal do Pará. Na mesma Universidade cursou Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1988) e concluiu Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1993), no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Doutorou-se em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e realizou Pós-Doutorado em Políticas Urbanas no Institut des Hautes Études de l' Amérique Latine (Université Paris III/Sorbonne Nouvelle), França (2006-2007). Desde 1989 é docente efetivo da Universidade Federal do Pará, sendo atualmente Professor Associado IV vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. É também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupando a cadeira de número 21. Atua como docente, pesquisador, consultor e orientador de trabalhos acadêmicos na área de planejamento e estudos urbano-regionais, voltados principalmente para os seguintes temas: cidades, urbanização e urbanodiversidade na Amazônia; desenvolvimento urbano e regional; planejamento e gestão urbana, direito urbanística e ordenamento territorial (fonte: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)


Postagens Recentes
bottom of page