PROJETO SOBRE MOBILIDADE NA UFAM, DE ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA, VENCE PRÊMIO DA FUNDAÇÃO AMAZONAS
Os estudantes Cristiano da Silva Paiva (PPGEOG) e Mikael Santana Costa (DEGEOG) receberam o segundo lugar no concurso “A Gente Pedala e FAZ”. O concurso foi organizado pela Associação Ciclística Pedala Manaus e Fundação Amazonas Sustentável, onde através de um júri técnico buscou-se eleger as melhores propostas em mobilidade urbana. Inscreveram-se no concurso pessoas com projetos de todo o país, onde durante o 7° Fórum de Bicicletas de Manaus, realizado no dia 17 de agosto foram apresentados os 5 projetos finalistas.
Tendo a proposta intitulada “Sistema Expansivo de Mobilidade para a Universidade Federal do Amazonas”, foram apresentados os problemas encontrados, no que se refere à mobilidade no campus universitário, e possíveis soluções. O engajamento para o projeto surge após às medidas já terem sido apresentadas à Prefeitura do Campus e à Administração Superior, porém sem nenhum resultado.
Constatou-se a realidade dos usuários da UFAM durante a pesquisa como: superlotação de ônibus e paradas; prolongado tempo de espera para embarque; e congestionamentos em determinados horários do dia, para entrada e saída do campus. Isto posto, o projeto têm como tendência melhorar o dia-a-dia dos usuários do transporte público.
O projeto busca, sobretudo, viabilizar três propostas que podem ter efeito imediato e baixo custo de implementação. Dentre elas:
1 – Implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas (Bike Sharing)
O sistema põe diversos bicicletários em pontos pré-determinados em que os usuários possam alugar e utilizar bicicletas para os deslocamentos dentro do campus. As pesquisam demonstram que a aceitação é de 61%.
2 – Sistema de caronas compartilhas (Carpooling)
O programa funcionaria através de um aplicativo similar ao UBER, onde apenas alunos e servidores cadastrados, por questões de segurança poderiam solicitar carona aos usuários de automóveis no entorno do campus. Desta forma diminui-se a lotação e espera dos ônibus. Na pesquisa o percentual de aceitação de concessão de carona para os membros da comunidade da UFAM foi de 65%.
3 - Políticas de conscientização
Panfletagem, divulgação via redes sociais e workshop com as três empresas de transporte coletivo que circulam o campus (“Integração", Expresso Coroado ‘125’ e Rondônia ‘352’ e ‘616’). Essa última com um grau de importância maior, visto que a maioria dos acidentes com ciclistas são causados por veículos pesados.