top of page

Doutorado em Geografia da UFAM é aprovado pela CAPES


É com satisfação que comunicamos a aprovação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atribuindo-lhe a nota 4.

O resultado foi divulgado nessa sexta-feira, 5, através da Avaliação de Propostas de Cursos Novos nas modalidades acadêmica e profissional. As propostas de cursos novos, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 24 e 28 de setembro.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia, professor Dr. Ricardo Nogueira, a aprovação do doutorado “significa, em primeiro lugar, o reconhecimento do trabalho realizado por todos os professores, ao longo dos 10 anos, no mestrado. Em segundo lugar, demonstra a capacidade de desenvolver pesquisa e ensino na área de geografia para o desenvolvimento do Amazonas. Enfim, oportuniza aos novos pesquisadores realizar suas pesquisas sobre a Amazônia. Com esta aprovação, a UFAM se junta a UFPA e UNIR nas pesquisas na Amazônia.”

“Desde 2007, já foram mais de 120 mestres em Geografia formados pelo PPGEOG, os quais estão atuando tanto no ensino e pesquisa na educação básica e superior quanto em ONGs, e que aguardavam a abertura do doutorado. Com relação às demais regiões brasileiras, a Norte têm o menor número de doutores, e nas ciências humanas, no estado do Amazonas, tínhamos apenas dois programas de doutorado”, destaca a professora Dra. Natacha Aleixo. “O programa contemplará a espacialidade do estado do Amazonas, suas fronteiras nacionais e internacionais, com a formação de recursos humanos de alto nível intelectual no ensino e na pesquisa. Além do mais, o doutorado favorecerá o desenvolvimento de projetos de pesquisa que integrem as singularidades do ambiente aos contextos socioespaciais, sem perder a universalidade científica que seja capaz de refletir criticamente sobre a ciência geográfica, contribuindo, assim, para o avanço da mesma de maneira inovadora”, finaliza.

De acordo com a professora Dra. Mircia Fortes, chefe do Departamento de Geografia, “a divulgação da aprovação do doutorado foi recebida com alegria pelos professores e estudantes. A implementação do doutorado fortalece o papel social da universidade e contribuirá para a produção cientifica na área de Geografia na Amazônia.”


Postagens Recentes
bottom of page