Evento "1978 - Quarenta anos depois: A Geografia da Crítica" acontecerá no dia 21 de novem
- degeoufam
- 15 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Quarenta anos depois, 1978 ainda ecoa no saber-fazer da Geografia brasileira. O elemento da crítica na Geografia chega tardiamente em relação às outras ciências sociais, mas encontra no final dos anos 1970 sua possibilidade de insurgência contra a Geografia normatizada e estreitamente ligada às instituições de poder.
O papel dos estudantes e as influências críticas de Marx, Lefebvre e Milton Santos, no Brasil, redirecionam toda uma geração de geógrafos. 1978 não tem um fim em si mesmo. Abre a brecha para uma Geografia autocrítica e crítica da realidade posta.
O evento busca relembrar o Encontro da AGB de 1978 e localizar, dentro da história da Geografia Brasileira, sua importância para o estabelecimento de novas matrizes de pensamento dentro da ciência geográfica e seu eco na tradição de uma Geografia Crítica até os dias atuais, pensando também seu devir.
Nesse sentido, celebrar o evento e pensar possibilidades de renovação dentro da ciência geográfica passa pela realização do presente evento: 1978 - Quarenta anos depois: A Geografia da Crítica, a ser realizado no dia 21/11/2018, no auditório Rio Javari (FT – UFAM), com programação para os três turnos.
Link de inscrição e site do evento: https://doity.com.br/geografia1978
Carga horária: 12 horas complementares com direito a certificado.